A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na semana passada um cidadão na posse de um quilo de cocaína, no Aeroporto Internacional de Maputo.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O país deverá contar, em breve, com mais cinco Universidades, das quais quatro deverão ser criadas a partir da Universidade Pedagógica (UP), no âmbito da reestruturação desta instituição, e a outra resultará da fusão entre Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) e do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI).
O distrito de Dôa, na província de Tete, por sinal o único que ainda utiliza gerador para iluminar a vila-sede, estará ligado à rede nacional de corrente eléctrica, produzida pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), instalada nesta província, a partir de Fevereiro do próximo ano.
O equipamento de controlo do movimento fronteiriço que devia estar instalado nos postos fronteiriços do Aeroporto de Nacala e do distrito de Nacala-a-Velha, em Nampula, norte de Moçambique, encontra-se armazenado desde Novembro de 2014, por razões nunca explicadas ao Serviço Nacional de Migração (SENAMI).
Os criadores moçambicanos de gado reconhecem estar abertas as oportunidades para preencherem o vazio criado pelo recente banimento da importação de carnes da vizinha África do Sul.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia a província central da Zambézia a equacionar a hipótese de desenvolver a pecuária, em particular a avicultura, com vista a tirar maior proveito das óptimas condições que possui e, por conseguinte, se tornar referência entre as parcelas do país onde esta actividade está mais consolidada.
O Primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, mostra-se animado pela confiança que os investidores nacionais e estrangeiros continuam a depositar ao país, apesar dos desafios da actual conjuntura económica nacional e internacional.
Presidente da República defende que o país não deve continuar a viver de tréguas mas sim desfrutar de uma paz efectiva.
O Parque Nacional de Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique, vai translocar este ano um total de 1.200 pivas e 100 facoceros para o Parque Nacional do Zinave, em Inhambane, e Reserva Especial de Maputo, ambos localizados no sul do país.
O Governo moçambicano, trabalhadores e empregadores estão reunidos, em Maputo, em seminário para produzirem um instrumento jurídico que visa reduzir os riscos de acidentes laborais e doenças profissionais nos processos de produção empresariais.