O Presidente da República, Filipe Nyusi, atribuiu nota positiva à província central moçambicana de Sofala ao afirmar que está a trabalhar no sentido de consumar e superar as metas traçadas no Programa Quinquenal do Governo 2015/19.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
Moçambique, através do seu Instituto de Investigação Agrária (IIAM), está, desde a semana passada, na fase de colheita do primeiro ensaio do milho geneticamente modificado (Milho-GM) no campo confinado da estação do Chókwè, na província meridional de Gaza.
A nova pauta aduaneira, recentemente introduzida no circuito fiscal moçambicano, não contempla a redução e/ou isenção de impostos na importação de veículos automóveis.
O Banco de Moçambique confirma o ciclo de redução dos preços ao consumidor, iniciado em Maio do ano em curso.
Cinco agentes da Polícia da República de Moçambique e dois funcionários das Alfândegas em serviço no Aeroporto Internacional de Maputo foram suspensos e processados disciplinar e criminalmente, indiciados de facilitarem o contrabando de cornos e pontas de marfim.
A Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC) detectou, no primeiro semestre do ano em curso, 177 casos de falsificação de documentos.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, juntamente com Macacho Marceta Dhlakama, pai de Afonso Dhlakama, líder da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, lançaram hoje, na vila de Muxúngue, distrito de Chibabava, duas pombas brancas, num gesto que simboliza a paz, perdão e reconciliação.
Uma nova página na história do distrito de Gorongosa, em Sofala, abriu-se ontem com a inauguração, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de uma linha de fornecimento de energia eléctrica ao posto administrativo de Vunduzi, um empreendimento orçado em um milhão e quatrocentos mil dólares americanos.
A Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, reafirmou hoje o comprometimento do governo em promover o uso dos recursos naturais de que o país dispõe em benefício do povo moçambicano, através da sua transformação local por forma a adicionar valor e garantir a sua contribuição efectiva na industrialização.
O governo moçambicano e as multinacionais italianas, ENI, e norte-americana, Anadarko, assinaram hoje, em Maputo, contratos de concessão do Terminal Marítimo de Gás Natural Liquefeito (GNL) e da Instalação da Descarga de Materiais, no âmbito do desenvolvimento dos projectos de gás na Bacia do Rovuma, na província nortenha de Cabo Delgado.