Duas médicas provenientes de Portugal assistiram, gratuitamente, hoje, em Maputo, capital de Moçambique, cerca de 100 pessoas com albinismo, que apresentam enfermidades na visão, bem como manchas na pele.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O distrito da Moamba, na província meridional moçambicana de Maputo, está a exportar 250 toneladas de papaia por semana para a vizinha África do Sul, o que para além da arrecadação de receitas, também contribui para a expansão da cultura na zona.
O Presidente da República, Filipe Nyusi afirma que não obstante os esforços do executivo tendentes a valorizar o sacrifício dos combatentes, existem muitos que, volvidos longos anos, ainda não usufruem das pensões a que tem direito.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera os Acordos de Lusaka rubricados a 07 de Setembro na vizinha Zâmbia a maior conquista de todos os tempos feita pelos moçambicanos.
As obras de construção de uma fábrica de cimento na província do Niassa arrancam ainda este ano, como parte das acções do executivo para tirar esta parcela do Norte de Moçambique do aparente esquecimento.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima em cerca de 11,5 por cento o número de crianças em idade escolar, ou seja 123 milhões que estão nos dias de hoje a perder a aprendizagem, com idades entre os seis e 15 anos.
A província nortenha moçambicana do Niassa pode ser a próxima beneficiária do programa SUSTENTA, uma iniciativa de gestão integrada da agricultura e recursos naturais, actualmente em implementação em 10 distritos da província setentrional de Nampula e central da Zambézia.
Medicamentos contraceptivos deverão ser distribuídos em todas escolas secundárias moçambicanas durante os próximos quatro anos, decisão que o Ministério da Saúde considera tratar-se de uma estratégia para prevenir gravidezes indesejadas e promover o planeamento familiar.
As companhias Ethiopian Airlines e a Malawi Airlines foram apuradas no concurso lançado em Abril último pelo Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) com o objectivo de seleccionar empresas para explorar rotas domésticas de transporte aéreo.
A Procuradoria-Geral da República de Moçambique (PGR) vai pronunciar-se dentro de dias sobre a legalidade ou não da circulação de viaturas com vidros escuros.