Moamba exporta papaia para áfrica do sul
O distrito da Moamba, na província meridional moçambicana de Maputo, está a exportar 250 toneladas de papaia por semana para a vizinha África do Sul, o que para além da arrecadação de receitas, também contribui para a expansão da cultura na zona.
Com esta exportação, o distrito tornou-se no primeiro a nível do país, a produzir papaia em grande quantidade para atender o mercado externo e abastecer os supermercados, na cidade da Matola.
Segundo Elias Cuna, director distrital das Actividades Económicas da Moamba, citado hoje pelo Notícias, a papaia está a ser produzida numa área de 130 hectares, com base numa parceria envolvendo um moçambicano que entrou com a terra e um sul-africano que entrou com a parte de maquinaria.
De acordo com Cuna, com esta parceria, o distrito tem estado a registar, nos últimos tempos, bons resultados em termos de emprego. É que a plantação já emprega 150 trabalhadores nacionais, o que contribuiu no melhoramento das técnicas de produção agrícola, bem assim ao nível da colecta de impostos para o distrito, sublinhou.
A população do distrito teve muita produção e fez com que a nível nacional, o distrito da Moamba se tornasse o único que está a exportar a papaia em grande quantidade, disse Cuna.
A fonte acrescentou que o distrito tem uma área disponível para a produção da papaia estimada em 400 hectares, contudo explora-se neste momento, apenas 130 hectares.
Entretanto, Elias Cuna considera que, a bandeira do distrito da Moamba é a batata-reno, que no presente ciclo de produção, vai colher 18 mil toneladas do produto.
(AIM)