Gorongosa transloca animais para outros parques nacionais
O Parque Nacional de Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique, vai translocar este ano um total de 1.200 pivas e 100 facoceros para o Parque Nacional do Zinave, em Inhambane, e Reserva Especial de Maputo, ambos localizados no sul do país.
De acordo com o director - geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Bartolomeu Soto, a parceria entre parques e reservas nacionais está a florescer no país, contribuindo para a recuperação de animais nessas áreas.
A fonte, que discursava hoje, em Maputo, na abertura da reunião de consulta pública das propostas dos regulamentos da lei de protecção, conservação e uso sustentável da diversidade biológica no país, e da caça desportiva, disse, por outro lado, que o executivo moçambicano está determinado a melhorar, cada vez mais, o ambiente tendente a criar e promover parcerias público - privadas na gestão da fauna bravia e das áreas de conservação nacional.
Soto indicou que cerca de metade dos nossos parques e reservas já gozam do benefício das parcerias, assistindo-se a uma maior capacidade técnica e de mobilização financeira que determinou um incremento de espécies da fauna bravia.
As áreas de conservação ocupam cerca 18,57 milhões de hectares, que correspondem a cerca de 25 por cento do território moçambicano e incluem sete parques nacionais, nove reservas nacionais, 20 coutadas oficiais, três áreas de conservação comunitárias e 50 fazendas de bravio.
(AIM)