O Presidente Filipe Nyusi desafiou hoje ao sector privado a identificar e implementar soluções criativas para transformar as fraquezas e ameaças existentes em novas oportunidades de desenvolvimento de Moçambique.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
As ameaças transnacionais traduzidas no crime organizado, violações fronteiriças, tráfego de drogas, de seres e órgãos humanos, imigração ilegal, roubo de viaturas e de gado, assim como o contrabando de mercadorias, figuram na lista de ameaças iminentes à estabilidade tanto de Moçambique quanto da Swazilândia.
Uma embarcação moderna adquirida pelo Governo moçambicano para assegurar o transporte de passageiros e carga diversa, na província central de Tete, entre os distritos de Cahora-Bassa e Zumbo, ainda não começou a navegar devido ao baixo nível de água no rio Zambeze.
O governador da província de Tete, Paulo Auade, apelou, na cidade com mesmo nome, a todas mães para aderirem massivamente à campanha nacional da Saúde, já em curso em todo o território moçambicano, cuja logística a este nível está estimada em mais de nove milhões de meticais (no cambio oficial o dólar equivale a cerca de 67 meticais).
O Governo revelou hoje, em Maputo, a necessidade de se criar uma comissão para a fusão das empresas públicas Telecomunicações de Moçambique (TDM) e a Moçambique Celular (Mcel) que nos últimos tempos têm apresentando situações financeiras deficitárias.
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje, na generalidade, o Orçamento do Estado rectificativo e seu respectivo Plano Económico e Social (PES) para 2016, estimado em cerca de 243 mil milhões de meticais (um dólar equivale a 67 meticais, ao câmbio do dia).
O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou hoje aos mutuários do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD) a reembolsarem os valores que receberam por forma a se alargar o número de beneficiários.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o governo vai contactar e encorajar os proprietários da companhia de Sena para reinvestirem no distrito de Luabo, Sul da província central da Zambézia, onde detém extensos hectares de terra e ruínas de infra-estruturas, incluindo açucareira, em estado de abandono.
O Governo considera encorajador, o ambiente que ontem caracterizou a primeira sessão da comissão mista de diálogo político, na presença dos facilitadores internacionais.
O Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, reiterou o compromisso do Governo no aprofundamento da descentralização administrativa e da autonomia do poder local.