PR apela mutuários a reembolsar sete milhões
O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou hoje aos mutuários do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD) a reembolsarem os valores que receberam por forma a se alargar o número de beneficiários.
Falando no comício popular que orientou na sede do recém-criado distrito de Derre (2014), província da Zambézia, no âmbito da visita presidencial de quatro dias que efectua a esta região do centro de Moçambique, iniciada Quinta-Feira (21), Nyusi disse que o FDD é um pequeno fundo, mas muito importante para as comunidades.
Aqueles que já receberam este fundo devem honrar com os reembolsos. Isto vai ajudar a diminuir os problemas que surgem a volta deste pequeno, mas muito importante fundo, afirmou Nyusi.
Ele respondia a preocupação levantada, durante o comício, por Frederico Eusébio, acusando o administrador do distrito de Derre de, por exemplo, privilegiar o nepotismo na atribuição do fundo.
De acordo com Eusébio, em Derre há um caso de atribuição do fundo a um individuo que vive num outro distrito por nepotismo.
O Presidente Nyusi disse não ser de fácil explicação que uma única pessoa decida que um irmão, vivendo num outro distrito, se beneficie do fundo, já que os projectos são analisados e aprovados por um Conselho Consultivo Distrital.
O Conselho Consultivo Distrital é que decide e não se explica que seja apenas uma única pessoa a trazer um irmão de um outro distrito para financia-lo com este fundo, afirmou.
Em 2006, o Governo moçambicano introduziu o FDD, popularmente conhecido por Sete Milhões, como contributo para a redução da pobreza, através de financiamento de projectos individuais ou colectivos de produção de comida e de geração de emprego e renda em cada um dos distritos do vasto Moçambique.
(AIM)