O governo da província de Nampula manifesta-se preocupado face a mineração artesanal e garimpo ilegal que decorre em diversos distritos daquela parte da região norte do país, facto que concorre para desfalque da receita local. A preocupação foi manifestada durante o encontro que decorreu, nesta segunda-feira, entre o executivo de Nampula e a comissão parlamentar da agricultura, economia e
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, inicia terça-feira uma visita presidencial de três dias a província meridional de Inhambane, durante a qual vai reunir com as autoridades governamentais locais, interagir com a população e outros segmentos da sociedade e visitar empreendimentos de interesse económico e social.
As delegações do Governo e da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, retomaram hoje, em Maputo, o diálogo político visando restabelecer uma paz efectiva no país, após uma suspensão por um período de dez dias a pedido dos mediadores. Na altura, o coordenador dos mediadores, Mário Raffaelli, explicou que a interrupção das conversações devia-se a questões logísticas.
Moçambique e Malawi estão a implementar projectos de estradas com o objectivo de estabelecer fronteiras de paragem única entre os dois países.
A Comissão Consultiva do Trabalho (CCT) recomenda o governo moçambicano à ratificar a Convenção 176 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre a Saúde e Segurança nas Minas. Segundo a CCT, a ratificação deste instrumento irá colocar o país em consonância com o ordenamento jurídico internacional sobre a matéria, sobretudo tendo em conta a dinâmica do mercado e o facto de Moçambique
Os alunos da Escola Primária Completa (EPC) de Mahubu, província meridional de Maputo, em Moçambique, vão passar a beneficiar de melhores condições de aprendizagem graças a oferta de 60 carteiras e uma nova sala de aula, um gesto de Cristina Loureiro, esposa do edil de Boane. O acto, que foi testemunhado pelo ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Jorge Ferrão, teve lugar sábado durante o lançamento
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), em parceria com a empresa Cervejas de Moçambique (CDM), lançou hoje, no distrito de Boane, província meridional de Maputo, um projecto para a distribuição do Super Maheu, um produto que visa minimizar a situação de emergência nas escolas localizadas nas regiões afectadas pela seca e insegurança alimentar.
A ministra moçambicana do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, desafiou os sindicatos filiados na UNI África, bem como os moçambicanos, em geral, a promoverem a negociação colectiva ao nível de empresa e dos sectores de actividade.
O Conselho de Ministros aprovou terça-feira a criação de duas novas instituições privadas de ensino superior em Moçambique.
Os governos africanos são instados a avaliar e a seleccionar as contribuições resultantes dos frequentes debates públicos e a aplicarem-nas na melhoria das suas políticas e, consequentemente, no respectivo modo de actuação.