O Presidente da República, Filipe Nyusi, repudiou hoje as sucessivas exigências que a Renamo tem vindo a colocar na mesa de diálogo como condição para a cessação das hostilidades militares em Moçambique, vincando que uma paz real não deve ser a qualquer custo.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, participa, de 27 a 28 do mês corrente, na sexta edição da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD VI), um evento que terá lugar na cidade de Nairobi, capital queniana.
A Microsoft, multinacional norte-americana de tecnologia, passa, desde já, a trabalhar com o governo moçambicano na maximização da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICSs), em particular os produtos e soluções da empresa, no desenvolvimento social e económico do país.
O Ministro da Defesa Nacional, Salvador M'tumuke, empossou hoje, em Maputo, o vice-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Raul Dique, acto inserido no processo de renovação institucional com vista a refrescar as estruturas do organismo da defesa. No mesmo acto, foi também pantenteado e investido Ramiro Tulcidás, promovido ao posto de major-general, para exercer as funções de Inspector das FADM.
O Presidente da Republica e Comandante-Chefe das Forcas de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, defendeu hoje que a introdução da formação do sargento deve tornar o polícia menos vulnerável a actos de corrupção que o possam manietar na sua missão de luta tenaz contra os criminosos e prevaricadores de actos atentatórios à ordem, segurança e tranquilidade das populações.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, enalteceu hoje a diversidade cultural de Moçambique, considerando-a um orgulho que todos cidadãos devem valorizar. O Estadista moçambicano falava na abertura do IX Festival Nacional de Cultura, na cidade da Beira, a capital da província central de Sofala.
O Ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela e o seu homólogo cingalês, Lim Hng Kiang, assinam quarta-feira da semana corrente um acordo para a promoção, facilitação e protecção recíproca de investimentos, instrumento que irá dinamizar a cooperação económica entre ambos países.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou hoje ser dever do governo proteger as populações dos ataques perpetrados pelos homens armados da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, em diferentes partes do pais, e que semeia luto e dor no seio dos concidadãos.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, encorajou as mulheres de Caia, província de Sofala, Centro de Moçambique, a encararem as suas iniciativas empreendedoras com seriedade para que os projectos concebidos nesta perspectiva tenham sustentabilidade.
O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e a Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) assinaram hoje, em Maputo, um memorando de entendimento que visa formar os jovens em cursos profissionais e implementar os programas de combate ao HIV e SIDA junto dos trabalhadores regressados das minas da África do Sul.