Imprensa

Nyusi incentiva mulheres de Caia a encarar empreendedorismo com seriedade

24/08/2016 09:04
Nyusi incentiva mulheres de Caia a encarar empreendedorismo com seriedade

O Presidente da República, Filipe Nyusi, encorajou as mulheres de Caia, província de Sofala, Centro de Moçambique, a encararem as suas iniciativas empreendedoras com seriedade para que os projectos concebidos nesta perspectiva tenham sustentabilidade.

O Chefe do Estado moçambicano falava esta terça-feira, na vila-sede do distrito de Caia, durante uma reunião com grupos de mulheres dos ramos da agricultura, comércio, poupança de crédito, entre outros.
O encontro, que serviu para o Chefe de Estado auscultar as actividades, preocupações, desafios e perspectivas daquelas mulheres, decorreu no quadro da visita de trabalho que efectua, desde segunda-feira, a Sofala.
“Não criem negócios só pensando no apoio do Estado”, disse Nyusi, comentando sobre os pedidos formulados nesse sentido por algumas integrantes de associações, tanto de camponesas, quanto do comercio e de poupança de créditos.
Contudo, assegurou que o Estado, dentro das suas responsabilidades, pode facilitar as actividades daquelas empreendedoras.
Neste contexto, Nyusi orientou o governo provincial no sentido de conceber programas de formação em gestão de negócios para aqueles grupos de mulheres, para que consigam realizar as suas actividades numa perspectiva sustentável.
No evento, a associação de mulheres camponesas, que actualmente explora 50 hectares de milho, mapira, gergelim diversas hortícolas, pediu, ao Presidente da Republica, tractor e alguns insumos agrícolas para poder aumentar a área de cultivo.
Por sua vez, as mulheres empreendedoras empresárias queixaram-se das dificuldades de circulação nas estradas nacionais devido aos ataques dos homens armados da Renamo.
“Não podemos ir a Beira, por exemplo, para adquirir os produtos que necessitamos para o nosso negócio, por causa da guerra. Queremos paz para podermos trabalhar a vontade”, disse uma das mulheres empresárias, repudiando veementemente as acções do maior partido da oposição em Moçambique.
”Como ‘e que querem governar, matando as pessoas e saqueando hospitais, roubando ate roupa de doentes?”, questionou. 
A questão de paz tem sido assunto crucial em quase todos os encontros orientados pelo Presidente, nestas visitas de trabalho.
No caso vertente do encontro com as mulheres, Nyusi desafiou-as a serem parte da solução, porque a preservação da paz não depende apenas do governo.
“Todos sao chamados a fazer a sua parte para o alcance da paz”, disse. 
Antes deste encontro, o Chefe de Estado orientou um comício popular no posto administrativo de Muraça, onde defendeu o espirito de trabalho, unidade nacional e tolerância entre os moçambicanos.
Nyusi escalou Caia ido do vizinho distrito de Marromeu, onde trabalhou durante a manha da mesma terca-feira.
Esta quarta-feira, o Chefe de Estado trabalha no distrito de Nhamatanda e cidade da Beira, a capital provincial, onde vai dirigir a cerimónia de abertura do IX Festival Nacional de Cultura.
(AIM)