O Presidente da República, Filipe Nyusi, acreditou hoje, em maputo, três novos Embaixadores e um Alto-Comissário, de países europeus, asiático e do continente americano. Trata-se de Russ Jalichandra, da Tailândia; Laura Torvinen (Finlândia); Anne Dale (Noruega) e Antoine Chevrier, Alto-Comissário do Canadá em Moçambique.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, exortou hoje o sector da defesa nacional para multiplicar acções de formação de quadros focalizadas na unidade nacional e desenvolvimento do país.
O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M´tumuke, acreditou hoje, em Maputo, nove adidos militares de igual número de países. Trata-se do brigadeiro Zahid Malik, do Paquistão; dos comandantes da Marinha-de-Guerra, Marcelo Nogare, da Argentina e Manjit Thomas, da Índia; do tenente-coronel Kai Brand, da Alemanha; dos coronéis Darwin Ziprick, do Canadá; Hazem Shenawi, do Egipto; Pierluigi Grimaldi, da Itália; Secha Kaibe, de Lesotho e de Makwamba Ngoy, da República Democrática de Congo.
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, defende ser importante que haja uma multiplicação de métodos de cobrança, face à indiferença e desonestidade de alguns contribuintes, que devem dinheiro ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), resultante dos descontos efectuados nos salários dos trabalhadores e não canalizado ao sistema, segundo exige a legislação laboral em vigor.
O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, premiou hoje os expositores presentes na 52ª Feira Agro-Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM) que encerra este domingo. A FACIM decorre desde última segunda-feira no distrito de Marracuene, província de Maputo, tendo mais de 2.350 empresas nacionais e 650 estrangeiras na montra e um total de 33 países.
O Presidente da Republica, Filipe Nyusi, instou hoje o Banco de Moçambique a adoptar uma série de medidas inovadoras e ousadas de forma a garantir a racionalização das reservas internacionais para a cobertura das importações e o pagamento do serviço da divida externa, bem como para assegurar uma maior estabilidade cambial.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafiou o sector privado moçambicano, desde o pequeno, médio e até ao grande empresariado para que procure capitalizar as oportunidades oferecidas pelos acordos regionais assim como a abertura à economia global.
A Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, efectua uma visita de trabalho à província meridional de Inhambane, de 2 a 4 de Setembro corrente, no âmbito das acções de responsabilidade social.
O Governo alemão disponibilizou à CARE e a Welthungerhilfe (Acção Agrária Alemã) um total de 1,2 milhão de Euros para apoiar as famílias mais necessitadas na província meridional de Inhambane, em Moçambique, de modo a ajudá-las durante a recente seca que se faz sentir desde o início do ano passado, provocando situações de fome.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou hoje Rogério Zandamela para o cargo de Governador do Banco de Moçambique. Um comunicado de imprensa da Presidência da República enviado à Redacção da AIM explica que a nomeação de Rogério Lucas Zandamela surge na sequência do fim do mandato de Ernesto Goveia Gove, que exerceu a função de Governador do Banco de Moçambique desde 25 de Julho de 2006.