O consórcio do Bloco da Área 4 em Moçambique, liderado pela multinacional italiana ENI, assinou hoje um acordo vinculativo com a BP Poseidon Ltd., uma empresa totalmente controlada pela BP Plc, para a venda de Gás Natural Liquefeito (GNL) que será produzido na fábrica flutuante a ser instalada no Campo de Coral Sul na Bacia do Rovuma.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende que a passagem hoje dos 24 anos da assinatura do Acordo Geral da Paz entre o Governo e a Renamo, maior partido da oposição, deve constituir momento de reflexão para o alcance duma paz efectiva no país.
O Chefe do Estado mocambicano, Filipe Nyusi, disse hoje, em Maputo, que a crise económica, que o país atravessa, não compadece com choros, mas sim com projectos em prol do desenvolvimento.
O antigo ministro moçambicano dos recursos minerais e energia, Pedro Couto, é o novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), a companhia que opera a barragem no rio Zambeze. Couto foi exonerado ainda esta quinta-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, chegou na tarde de quinta-feira a cidade de Gaberone, capital do Botswana, onde vai representar Moçambique nas festividades do Jubileu de Ouro (50º aniversário) da independência, a convite do seu homólogo Ian Khama.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia os engenheiros a usarem os conhecimentos técnicos e empíricos adquiridos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos, produtos, estruturas e processos para satisfazer a demanda da sociedade moçambicana.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, é esperado na tarde de hoje em Gaberone, capital do Botswana, onde, ao mais alto nível, vai representar Moçambique nas festividades do jubileu da independência do país da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), conquistada em 1996.
Os mediadores da Comissão Mista concordam que a metodologia mais eficaz para analisar a proposta relativa a nomeação de governadores provisórios para as seis províncias das regiões centro e norte, onde o maior partido da oposição em Moçambique, a Renamo, alega ter ganho nas eleições gerais de 2014, consiste em aguardar pela posição do Governo para que as decisões de ambas partes sejam consensuais.
O Presidente, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a ponte ferroviária sobre o rio Umbeluzi, na linha de Goba, em Boane, na província meridional de Maputo. Na ocasião, o estadista mostrou-se satisfeito pela qualidade do empreendimento e apelou aos populares a serem vigilantes e a promoverem o bom uso da infra-estrutura, de modo a contribuírem para a sua longevidade.
A 4ª sessão ordinária da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, inicia à 19 de Outubro do corrente ano, devendo terminar a 20 de Dezembro, tendo como o ponto mais alto, a informação anual do Chefe do Estado, Filipe Nyusi.