A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) agradeceu Mocambique esta terça-feira, em Mbabane, na Swazilândia, porque durante a sua Presidência da Troika do Órgão da SADC para a Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança, a região permaneceu pacífica e estável e os Estados membros continuaram a aderir valores e práticas democráticas.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
As aulas referentes ao ano lectivo 2017 deverão arrancar no dia 20 de Janeiro contrariamente ao habitual mês de Fevereiro, em consequência da realização, à escala nacional, do IV Recenseamento Geral da População e Habitação no período entre 01 a 15 de Agosto do próximo ano.
O Governo moçambicano continua preocupado com o facto de o país figurar, a nível mundial, entre os dez mais afectados pela pandemia do HIV/SIDA que, segundo as estimativas, à escala nacional, afecta 1.5 milhões de concidadãos.
A actual Ministra dos Negócios Estrangeiros do Botswana, Pelonomi Venson-Moitoi, poderá ser, mais uma vez, a candidata da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) ao cargo de Presidente da Comissão da
O Presidente da República, Filipe Nyusi, é esperado hoje na cidade de Mbabane, capital do Reino da Swazilândia, onde vai participa a partir de terça até quarta-feira na 36/a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, diz que o país fez tudo o que pode no sentido de levar a bom porto a sua missão na liderança da Troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Governo moçambicano reembolsou, nos últimos 12 dias, um total de 1,4 milhão de randes que haviam sido descontados a ex-trabalhadores das minas sul-africanas. Na sua primeira fase, o processo abrangeu a pelo menos 825 beneficiários das províncias meridionais de Gaza, Inhambane e Maputo.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que a VI Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD VI), um evento que teve lugar este fim-de-semana na cidade de Nairobi, capital queniana, foi uma excelente oportunidade para fazer negócios e com muitos ganhos para Moçambique.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, aponta como principais desafios da actualidade para o continente africano no geral, e Moçambique em particular, alcançar a sua independência económica e financeira.
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH) vai, a partir do ano lectivo 2017, adoptar um livro único para cada disciplina a ser usado em todas as escolas secundárias do país, contrariando a actual situação caracterizada livros didactivos de diversas editoras à escolha de cada dos estabelecimentos de ensino.