O Plano Económico e Social (PES) e Orçamento do Estado (OE) para 2017, apresentados hoje, na Assembleia da República, o parlamento moçambicano, pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, apontam um crescimento económico anual de 5,5 por cento contra os 3,9 por cento do corrente ano.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia quinta - feira (08) uma visita de trabalho de dois dias a província nortenha de Nampula durante a qual vai, entre outras actividades, orientar a Reunião Nacional de Avicultura.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou a necessidade de se admitirem parcerias, financiamentos e investimentos nacionais e internacionais para tornar Moçambique uma potência em turismo na região e no mundo.
O Governo faz uma avaliação positiva do arranque da campanha agrária 2016/2017, como resultado do envolvimento de todos os intervenientes da cadeia de produção, não obstante os desafios prevalecentes, sobretudo em relação às zonas afectadas pela seca.
O Governo moçambicano aprovou hoje alguns decretos que alteram os termos e condições de contratos de concessão de pesquisa e produção de petróleo e gás natural em Moçambique, assinados com as concessionárias.
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje, em definitivo, o seu próprio orçamento para 2017 que totaliza 1.181 biliões de meticais (cerca de 16,3 milhões de dólares norte-americanos).
Uma brigada mandatada pelo Conselho de Ministros e que trabalhou na província central de Manica, na semana passada, exprime a sua satisfação com o trabalho realizado pelo sector da agricultura na produção de alimentos naquela parcela de Moçambique.
O primeiro navio de maior porte, com 90.000 toneladas de carga, partiu do Porto de Maputo, na passada quinta-feira, como resultado dos trabalhos de dragagem de aprofundamento do canal de acesso àquela infra-estrutura dos actuais 11 metros para 14.2 metros no topo de preia-mar.
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), a nível da província meridional de Maputo, suspendeu um total de 10 cidadãos estrangeiros que se encontravam a trabalhar ilegalmente em Moçambique numa série de empresas localizadas ao longo da Estrada Nacional nº 4 (EN4), na zona de Tchumene.
O Governo moçambicano adopta mecanismos para tornar a pessoa deficiente auto-suficiente por forma a reduzir a sua discriminação. Para o efeito, o Ministério do Género, Criança e Acção Social, trabalha com a Assembleia da República com vista a aprovação da Lei de Protecção da Pessoa Deficiente.