O Governo vai ao Parlamento, na quarta e quinta-feiras, para responder a quinze perguntas a serem colocadas pelas três bancadas da Assembleia da República.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Governo moçambicano aprovou hoje, através de um decreto, a reestruturação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), uma instituição pública, subordinada ao Ministério do Género, Criança e Acção Social.
A preocupação foi manifestada esta segunda-feira, em Maputo, pela chefe do departamento de saúde da mulher e criança, Páscoa Wate, na Reunião Nacional sobre Saúde Materno-infantil, que decorre. Citando um relatório do inquérito sobre a malária e HIV/Sida, de 2011, Páscoa Wate afirmou que trinta e oito por cento em cada Cem adolescentes dos 15 aos 19 anos, contraem gravidez.
A reestruturação deste estabelecimento de ensino superior conta com o apoio da República Socialista do Vietname e foi acordada esta segunda-feira em Maputo, no encontro entre o Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, e uma delegação vietnamita, chefiada pelo reitor da Universidade Marítima do Vietname, (VMU), Luong Cong Nho. Segundo escreve hoje o Mediafax, foi anunciado ainda que a universidade vietnamita vai oferecer 10 bolsas de estudo para os níveis de licenciatura e mestrado nas áreas da Marinha e ainda para a capacitação institucional do Ministério moçambicano dos Transportes e Comunicações.
Nos últimos tempos, o pão de 200 gramas tem sido vendido com um peso de apenas 122 gramas, o que lesa o consumidor. Mas, para além das panificadoras estarem a enganar os consumidores, comercializando pão com peso não recomendado, a saúde deste (consumidor) está comprometida, visto que, segundo constatação da INAE, muitas padarias estão a produzir pão no meio de condições de higiene e limpeza consideradas críticas, daí que algumas padarias já foram convidadas a encerrar as portasaté que revejam esta situação.
Em Nampula, líderes comunitários e religiosos pediram, esta sexta-feira ao Presidente da República, Filipe Nyusi, para que seja restabelecida urgentemente a paz efectiva no país.
Estadistas e outras personalidades mundiais solidarizam-se com o povo e governo moçambicanos pela tragédia de Caphirizandge, em Tete, que resultou até ao momento na morte de cento e quarenta pessoas.
O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano , Carlos Agostinho do Rosário, exorta aos agentes económicos a manterem os preços dos bens básicos como forma de os tornar mais acessíveis aos moçambicanos e assim contribuir para a redução do custo de vida.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apela a todos os cidadãos para colaborarem com as autoridades, denunciando todas as irregularidades que possam ensombrar a quadra festiva, como o é o caso de especulação.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que, até 2019, as famílias moçambicanas não devem continuar a encarar a carne de frango e ovos como um luxo, mas sim como alimentos que fazem parte da rotina da sua dieta alimentar.