Vietname apoia ciências náuticas
A reestruturação deste estabelecimento de ensino superior conta com o apoio da República Socialista do Vietname e foi acordada esta segunda-feira em Maputo, no encontro entre o Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, e uma delegação vietnamita, chefiada pelo reitor da Universidade Marítima do Vietname, (VMU), Luong Cong Nho. Segundo escreve hoje o Mediafax, foi anunciado ainda que a universidade vietnamita vai oferecer 10 bolsas de estudo para os níveis de licenciatura e mestrado nas áreas da Marinha e ainda para a capacitação institucional do Ministério moçambicano dos Transportes e Comunicações.
Quatro bolseiros moçambicanos estão já a estudar na Universidade Marítima do Vietnam.
Carlos Mesquita disse ter acordado mecanismos de intercâmbio que vão permitir a melhoria da formação e mobilidade de docentes e oficiais da Marinha mercante moçambicana, apoio na gestão escolar e capacitação institucional da Escola Superior de Ciências Náuticas, entre outros aspectos de interesse para os dois países.
Moçambique debate-se com o problema do capital humano para a Marinha Mercante. Reconhecendo a experiência do Vietnam nessa matéria, acordamos o estabelecimento de um programa de cooperação especifico que nos permita melhorar a nossa capacidade de formação do pessoal marítimo, devendo serem desenvolvidas acções específicas com a nossa instituição de formação da área da Marinha e a sua congénere do Vietname, disse Mesquita, para quem a formação é um pilar essencial para a revitalização da marinha em Moçambique.
(AIM)