Mineração artesanal preocupa Governo
O governo da província de Nampula manifesta-se preocupado face a mineração artesanal e garimpo ilegal que decorre em diversos distritos daquela parte da região norte do país, facto que concorre para desfalque da receita local. A preocupação foi manifestada durante o encontro que decorreu, nesta segunda-feira, entre o executivo de Nampula e a comissão parlamentar da agricultura, economia e
ambiente da Assembleia da República (AR) que está em visita de trabalho naquela província desde último Sábado.
Segundo o director da agricultura e segurança alimentar, Pedro Dzucule, que em nome do governo de Nampula apresentou o informe da província em relação a situação da agricultura, economia e ambiente, em quase toda província ocorre o cenário da mineração artesanal e garimpo ilegal, sobretudo de pedras preciosas e semi-preciosas, ouro e materiais de construção, como por exemplo, pedra, areia, saibro e argila de cerâmica.
Dzucule apontou os distritos de Nacala-Porto, Mogovolas, Moma, Memba e Murrupula como os que apresentam críticas situações de escavações e abandono dos lugares de extracção de minério, o que propicia a ocorrência de erosão.
Para que a situação não venha prejudicar de forma significativa a nossa economia, o governo provincial, através do sector de Recursos Minerais e Energia, está a desencadear várias acções no sentido de estancar o problema, disse a fonte.
Em relação a produção mineira, o governo afirma haver uma redução, sobretudo em materiais de construção, devido às poucas edificações face a conjuntura económica que o país atravessa. Paralelamente, houve fraco desembolso de fundos por parte do Executivo para área de construções naquela província.
A área de construção é que teve o pior desempenho no conjunto dos sectores que integram a produção global. Isso porque a demanda por materiais de construção baixou e a produção, que inclui sobretudo materiais de construção, também baixou, explicou o governador de Nampula, Victor Borges, quando respondia sobre as causas da redução da produção mineira naquela província.
Sem avançar detalhes, Borges disse que a produção de areias pesadas foi melhor, porque nos primeiros seis meses atingiu quase o volume produzido em todo ano passado.
Todavia, a comissão parlamentar recomendou que o governo envide esforços para melhorar esta componente, pois se trata de um sector que tem influência no crescimento da economia nacional.
(AIM)