Semana da saúde: Governador de Tete quer adesão massiva
O governador da província de Tete, Paulo Auade, apelou, na cidade com mesmo nome, a todas mães para aderirem massivamente à campanha nacional da Saúde, já em curso em todo o território moçambicano, cuja logística a este nível está estimada em mais de nove milhões de meticais (no cambio oficial o dólar equivale a cerca de 67 meticais).
Auade fez o apelo esta segunda-feira no lançamento da semana nacional da Saúde. Apelamos para que as nossas mães levem as crianças aos centros de Saúde para receberem cuidados de saúde, importantes para que cresçam saudáveis, disse.
Pedimos também para que denunciem os profissionais da saúde que se envolverem em actos de corrupção, para tomarmos as devidas medidas, acrescentou o governador de Tete, uma província que durante cinco dias espera administrar vitamina A a 409 mil crianças, de zero a cinco anos de idade.
Outras 361 mil crianças serão desparasitadas com Mebendazol.
Durante este período, segundo dados em poder da AIM, 96 mil mulheres serão suplementadas com sal ferroso e outras 59 mil receberão métodos de planeamento familiar.
O lançamento da semana nacional da Saúde consistiu não só na leitura de discursos oficiais, como também na suplementação, pelo governador, da vitamina A a uma criança no Centro de Saúde-3, na cidade de Tete.
Paulo Auade afirmou que os serviços a serem prestados durante os cinco dias são gratuitos, por isso a necessidade de se denunciar os funcionários que promoverem cobranças ilícitas.
O representante do Ministério da Saúde, Borges Mahumana, considerou, na ocasião, que a semana nacional da saúde é muito importante, porque serão garantidos cuidados de saúde gratuitos às crianças para elas crescerem saudáveis. Por isso, apelamos para uma aderência massiva às unidades sanitárias.
Por sua vez, a directora provincial da Saúde, em Tete, Carla Mosse Lázaro, afirmou que pedimos que haja colaboração com as brigadas que estarão espalhadas em todos os distritos a prestarem os cuidados da Saúde.
Cidade de Tete, Marávia, Zumbo, Chifunde, Macanga, Chiúta, Angónia, Tsangano, Moatize, Dôa, Mutarara, Macanga, Cahora Bassa, Marara e Mágoè são os 15 distritos da província de Tete, para onde foram despachadas as brigadas de Saúde para trabalharem durante esta campanha, que termina sexta-feira da semana em curso.