Quatro mil professores, dos cinco mil que serão contratados este ano, vão ser alocados no ensino primário, para minimizar o défice que existe neste nível de ensino, em todo o país.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
A trigésima cimeira da União Africana terminou ontem, após dois dias de debates na capital etiópe. O Presidente Filipe Nyusi, um dos vários chefes de Estado e de Governo presentes em Addis Abeba para o encontro, considerou que o evento foi bastante objectivo e produtivo.
A conclusão das obras da Estrada Circular de Maputo, com um total de seis secções, pode estar condicionada à necessidade de reassentamento de cerca de 500 famílias que vivem entre a Maquinag e a Avenida de Moçambique, no bairro Luís Cabral.
Três sistemas tropicais podem formar-se no Canal de Moçambique entre Fevereiro e Março próximos, podendo evoluir para a categoria de ciclones tropicais.
A Primeira-Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, disse ontem, em Addis Abeba, na 20ª Assembleia-Geral da Organização das Primeiras-Damas Africanas na Luta contra Sida (OAFLA), que o país regista ganhos na luta contra a doença, mas reconheceu que “continuamos com alguns desafios”.
A praga da lagarta do funil do milho está a destruir vastas áreas de culturas diversas em vários distritos de Tete, no Norte de Moçambique, anunciou hoje o director provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pereira Mendonça.
O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) vai passar a certificar os produtos agrários e pesqueiros da região do Vale do Zambeze, que abrange as quatro províncias da zona centro de Moçambique.
A moeda moçambicana perdeu 1,2 meticais face ao euro na última semana, em parte devido à valorização da moeda europeia em relação ao dólar americano, que serve de base às taxas de câmbio em Moçambique.
Um comboio que transportava passageiros no sentido Marromeu-Beira descarrilou na madrugada de ontem, na estação ferroviária de Derunde, no distrito de Muanza, em Sofala, ao longo da linha de Sena. Não há registo para danos humanos.
Na Zambézia está eminente o corte da estrada Luabo-Nhacatiua, na sequência da chuva que cai desde Dezembro.