Meteorologia atenta à ameaça de ciclones
Três sistemas tropicais podem formar-se no Canal de Moçambique entre Fevereiro e Março próximos, podendo evoluir para a categoria de ciclones tropicais.
Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), apesar de o prognóstico não ser conclusivo, a concretizar-se o cenário, os ciclones poderão incidir sobre as províncias de Nampula, Zambézia, sul de Cabo Delgado, Sofala e norte da província de Inhambane.
Segundo o meteorologista Acácio Tembe, neste momento as águas superficiais do Canal de Moçambique apresentam temperaturas acima dos 28 graus, o que é favorável para a actividade ciclónica. No entanto, ainda não há nenhum sistema formado nesta área.
Neste momento, a depressão tropical que assolou as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, entre os dias 16 e 19 do mês em curso, dissipou após ter regressado ao Oceano Índico.
Refira-se que o fenómeno foi caracterizado por chuvas intensas, com até 200 milímetros, e ventos que atingiram 80 quilómetros por hora, deixando um rasto de destruição na sua passagem, e pelo menos 78 mil pessoas afectadas nas três províncias nortenhas. O temporal foi originado no extremo norte de Madagáscar no passado dia 12 de Janeiro.
Informação actualizada pelo INAM dá conta que a depressão tropical já não se encontra activa dentro do espaço geográfico nacional, uma vez que o sistema retornou para o mar, concretamente no Canal de Moçambique, onde viria a dissipar-se.
No entanto, as próximas duas semanas serão marcadas por chuvas normais na zona centro e norte, e abaixo do normal na região sul do país.