Imprensa

NNOQ vai certificar produtos da região do vale do Zambeze

30/01/2018 08:41
NNOQ vai certificar produtos da região do vale do Zambeze

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) vai passar a certificar os produtos agrários e pesqueiros da região do Vale do Zambeze, que abrange as quatro províncias da zona centro de Moçambique.

A acção do INNOQ visa fortalecer a qualidade dos produtos e promover o desenvolvimento económico sustentável da região e dos respectivos agentes económicos envolvidos no agro-negócio, para aceder a mercados concorrenciais nacionais, regionais e internacionais.

Para o efeito, o INNOQ e a Agência do Vale do Zambeze assinaram hoje, em Maputo, um memorando de entendimento, que, também, visa tornar o INNOQ a instituição que presta serviços para potenciar a promoção da qualidade em toda a gama de produtos agrários e pesqueiros da região a médio e longo prazos.

“A qualidade, hoje, reside em Maputo. Queremos que essa qualidade se sinta, também, em toda a actividade económica no vale do Zambeze. Com esta parceria, contamos dar mais um passo em frente, em relação ao objectivo de continuarmos a promover um desenvolvimento célere e integrado da região”, declarou Roberto Albino, director da Agência do Vale do Zambeze, minutos após rubricar o acordo.

É meta da Agência do Vale do Zambeze que, a médio e longo prazos, o INNOQ estabeleça uma Delegação Regional Centro no Vale do Zambeze, com vista a assistir os agricultores e pescadores da região de forma efectiva.

As duas instituições acordaram juntar energias para tornar possível o desejo.

A parceria entre a Agência do Vale do Zambeze e INNOQ é primeira fase de um processo de trabalho que vai ser continuado, especificamente o de elaboração de um plano operacional com objectivos já aludidos.

Não foi avançado o impacto orçamental do acordo, mas foi assegurado que este vai ser elaborado logo a seguir à assinatura do memorando.

A parceria insere-se num conjunto de acções levadas a cabo pela Agência do Vale do Zambeze com vista ao fortalecimento da presença de instituições técnicas que apoiam o desenvolvimento de negócios em toda a região.

A Agência do Vale do Zambeze já conta com o Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME).

O director do INNOQ, Alfredo Sitoe, olha para a parceria como uma oportunidade para a instituição prestar serviços a um mercado cada vez mais alargado, e já traça plano de acção.

“Além de providenciar normas e certificar produtos, o INNOQ também tem a área de metrologia, que vai permitir fazer a calibração dos instrumentos de medição usados por esses agentes económicos e providenciar o treinamento. O INNOQ vai providenciar formação do conteúdo das normas, aos agentes económicos, para permitir que possam implementá-las, o que vai exigir a presença física do INNOQ no local”, assegurou.

A infra-estrutura do INNOQ - Delegação Regional Centro deverá ser erguida na cidade da Beira, a capital da província central de Sofala.

A Agência do Vale do Zambeze prontificou-se a apoiar o INNOQ na garantia de parceiros para a materialização da infra-estrutura, para permitir mobilidade dos técnicos às restantes províncias de Manica, Tete e Zambézia.