O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu-se esta tarde à Nação, para fazer o balanço preliminar dos danos causados pelo ciclone “Idai”, que afectou as províncias da zona centro do país.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
Brigadas do Conselho de Ministros deslocam-se às províncias afectadas pelo ciclone IDAI e por inundações para fazer acompanhamento da situação.
Pelo menos duas mil pessoas, das mais de três mil vítimas desalojadas após o transbordo do rio Chire, na localidade de Chirromo, distrito de Morrumbala, província central da Zambézia, deslocaram-se para o distrito fronteiriço de Mulange, no vizinho Malawi.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou que o governo pretende concessionar a estrada Maputo-Goba, um troço de cerca de 75 quilómetros que liga Moçambique e o Reino de Eswatini (antiga Swazilândia).
O Governo mobilizou meios aéreos para resgatar famílias que se encontram em tectos de várias infra-estruturas, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a continuação de queda de chuva em regime forte a muito forte, ventos com rajadas fortes até 60 quilómetros por hora e trovoadas severas nas províncias de Tete, Manica, Sofala, Inhambane e Gaza.
Continuam os trabalhos de apuramento do número de vítimas humanas e danos materiais causados por inundações e pela passagem do ciclone IDAI na região centro do país.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, trabalha, hoje, nas províncias de Manica e Tete, onde vai prosseguir a visita às vítimas do ciclone tropical IDAI, que fustigou a região centro do país.
O projecto de gás natural liquefeito, liderado pela petrolífera norte- americana Anadarko vai doar duzentos mil dólares, em apoio as vítimas das calamidades naturais que afectam a zona Centro do país.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, vai efectuar, de 18 à 21 de Março corrente, uma visita oficial à República Argentina, no quadro do reforço e aprofundamento das relações de amizade e cooperação bilateral.