Imprensa

Moçambique: Governo vai concessionar a estrada Maputo-Goba

18/03/2019 12:54
Moçambique: Governo vai concessionar a estrada Maputo-Goba

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou que o governo pretende concessionar a estrada Maputo-Goba, um troço de cerca de 75 quilómetros que liga Moçambique e o Reino de Eswatini (antiga Swazilândia).

Nyusi, que anunciou o facto durante o Fórum Empresarial Moçambique-Eswatini, país onde efectuou uma visita de Estado de dois dias, disse que o governo procura financiamento para a reabilitação da via, vital na ligação entre os dois países. 
O Chefe de Estado exortou aos empresários de Eswatini a submeterem projectos para a concessão.
“A estrada Goba-Maputo é nossa prioridade porque é uma estrada fundamental. Estamos a trabalhar no sentido de reconstruir totalmente a estrada. Se houver interesses imediatos também podem começar a colocar”, disse Nyusi, citado hoje pela Rádio Moçambique (RM).
O vice-ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Victor Tauacale, disse que a estrada figura entre as eleitas pelo governo para, a partir de 2020, beneficiar de uma reabilitação de raiz.
“Esta estrada, Maputo-Goba, é uma das estradas eleita para fazermos a concessão, significa que vai ser lançado um concurso e os investidores vão concorrer e aqueles que vão ganhar vão fazer a reabilitação de raiz e a estrada vai ser melhor. Nós pensamos que a estrada merece porque é uma estrada que vai de um país para o outro, neste caso para aqui no Eswatini”, disse Tauacale.
Os empresários de Eswatini querem ver melhorada a estrada Maputo-Goba para catapultar as trocas de negócios entre ambos países.
Ainda no fórum de negócios, segundo a RM, foi anunciada a retirada da caução no transporte de mercadorias para Eswatini, a partir do Porto de Maputo. O embaraço fazia com que a mercadoria fosse desviada de Eswatini para o Porto de Durban, na África do Sul.
(AIM)