Sofala: Governo mobiliza meios aéreos para resgatar famílias em Nhamatanda
O Governo mobilizou meios aéreos para resgatar famílias que se encontram em tectos de várias infra-estruturas, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala.
O facto foi avançado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que sobrevoou, este domingo, as províncias de Sofala e Zambézia e foi aos centros de acomodação prestar solidariedade às vítimas do ciclone IDAI.
O Chefe de Estado também avaliou os estragos causados pelo fenómeno.
Filipe Nyusi voltou a lamentar a violência do ciclone IDAI na província de Sofala que no seu entender, causou prejuízos enormes ao tecido social, à economia de muitas famílias, ao país e ao sector privado.
O Chefe do Estado moçambicano anunciou igualmente o pré-posicionamento de um cargueiro em Quénia e outros meios, em Maputo, para transportar bens diversos para as vítimas as cheias.
“Mobilizamos os apoios, pedimos aos nossos amigos. Temos meios, alguns estão a chegar agora, estão no Maputo. Também tem pessoas voluntárias que vieram, incluindo médicos; aquele tipo de trabalho eles sabem fazer, não é para pagar, são apoios que os amigos nos estão a dar”, disse.
Salientou que a população que vive em locais de acomodação precisa de comida, água potável e medicamentos. (RM)