Moçambique/Cheias na Zambézia: Mais de duas mil pessoas procuram abrigo no Malawi
Pelo menos duas mil pessoas, das mais de três mil vítimas desalojadas após o transbordo do rio Chire, na localidade de Chirromo, distrito de Morrumbala, província central da Zambézia, deslocaram-se para o distrito fronteiriço de Mulange, no vizinho Malawi.
O facto foi confirmado esta sexta-feira pelo administrador do distrito de Morrumbala, Pedro Sapange, em entrevista telefónica à AIM.
“Há pouco tempo falei com a minha colega administradora de Mulange (no Malawi) e confirmou a existência de mais de duas mil pessoas, oriundas de Chirromo, e todas elas reassentadas num dos centros improvisados temporariamente naquele país vizinho. Ela assegurou-me que todas as pessoas acolhidas naquele distrito estão a beneficiar de assistência alimentar básica enquanto decorrem outros mecanismos a nível do governo moçambicano”, disse Sapange.
Acresce a este número, mil e cinco pessoas que ainda estão no Chirromo, acrescentou Sapange, que estava a caminho daquele país a bordo de um helicóptero carregado de mantimentos essenciais.
(AIM)