A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) condena veementemente a violência física e moral protagonizados contra cidadãos e os discursos exacerbados de líderes de partidos políticos, durante as eleições autárquicas de 10 de Outubro corrente que tiveram lugar em 53 cidades e vilas moçambicanas.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
Perto de sessenta mulheres da província de Inhambane e da cidade de Maputo foram capacitadas em matérias de habilidades de negócio, para fortalecer as competências de poupança.
Pelo menos 73 ilícitos eleitorais entraram nos tribunais, desde a campanha eleitoral para as autárquicas de 10 de Outubro corrente em Moçambique ao presente momento, revelou hoje o Tribunal Supremo (TS).
O Primeiro-Ministro moçambicano, Agostinho do Rosário, instruiu a direcção máxima do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) a assegurar uma maior rapidez e eficiência na assistência as populações afectadas pelos desastres naturais em todo o país.
O facto foi revelado hoje, à imprensa, pelo embaixador daquele país de língua portuguesa, Rodrigues Soares, momentos após ter sido recebido, em audiência, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, por ocasião do término da sua missão diplomática de três anos e dois meses em Moçambique.
Os residentes de Namialo, na província setentrional de Nampula, em Moçambique, terão a possibilidade de desfrutar de energia de melhor qualidade e fiável, após a conclusão de uma subestação, em Dezembro próximo, actualmente em construção naquele distrito.
O sector privado queixa-se dos prazos estabelecidos pelo governo na consulta e auscultação sobre propostas de Leis ligadas ao sector empresarial.
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Abdul Carimo, garante que serão conhecidos, na próxima semana, os resultados das quintas eleições autárquicas, realizadas no dia dez de Outubro corrente.
Passam, hoje, 32 anos após a tragédia de Mbuzini, África do sul, que vitimou o primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel.
As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) reclamam que as taxas de juro aplicadas pela banca moçambicana sobre o financiamento são muito altas, o que muitas vezes as tem impedido de fazer seus investimentos, pelo que pedem mais facilidades.