O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, aponta como uma das apostas fundamentais para potenciação do Ensino Técnico Profissional, o desenvolvimento da capacidade formativa dos formadores, através de acções de formação que visem a melhoria das suas competências, para que estes sejam capazes de garantir a boa preparação da futura classe laboral do país.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando, disse que as algumas empresas moçambicanas agora existentes terão de aumentar a sua capacidade e melhorar ou ajustar a qualidade de bens produzidos e serviços prestados com vista a estarem em conformidade com os padrões da indústria internacional.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, recomenda o ministério da indústria e comércio a regular a economia nacional e tornar o país sustentável, em todos os momentos. Filipe Nyusi falava no conselho consultivo extraordinário do ministério da indústria e comércio, esta quinta-feira em Maputo, no âmbito da visita que efectuou ao sector.
A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, MAEFP, Carmelita Namashulua, aponta para a modernização da administração pública e o combate à corrupção, a todos os níveis, como um dos maiores desafios da função pública.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, mostra-se preocupado com os alegados casos de funcionários do sector da justiça, que não cumprem com as horas de trabalho e priorizam actividades, que exercem noutras instituições. Filipe Nyusi manifestou esta preocupação, no conselho consultivo extraordinário do ministério da justiça, assuntos constitucionais e religiosos que, esta quarta-feira, orientou na Matola, província de Maputo.
Uma nota daquela instituição recebida pelo Notícias ressalva que se impõe que os ovos provenham de estabelecimentos certificados como estando livres da Influenza Aviária e autorizados a exportar com base nos resultados de inspecções e testes laboratoriais posteriores a 22 de Junho deste ano.
O Governo pretende intensificar campanhas de fiscalização aos grandes transportadores de diversas mercadorias, no controlo do excesso de cargas com objectivo de garantir a durabilidade das infra-estruturas rodoviárias no país. O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Bonete, aponta para o desrespeito das normas por parte dos transportadores, sobretudo o excesso da capacidade da carga recomendada, como
O Presidente Filipe Nyusi visita esta quinta feira o Ministério da Indústria e Comércio. Durante a visita de trabalho, o Chefe do Estado moçambicano vai escalar o edifício-sede do Ministério, os Institutos de Propriedade Industrial (IPI), para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), de Cereais (ICM), de Normalização e Qualidade, a Direcção Nacional da Indústria (DNI) e a Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM).
O Governo reconhece sua fraca intervenção no sector informal para que este possa estimular e contribuir para melhoria do ambiente de negócios em Moçambique. A posição foi hoje manifestada pelo vice-ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, no seu discurso de abertura da conferência do sector informal, um evento, de um dia, que decorreu em Maputo, tendo como objectivo debater o papel que este exerce no crescimento económico do país.
O Presidente Filipe Nyusi manifestou preocupação com a morosidade que se verifica na tramitação de processos judiciais. É necessário imprimir celeridade na tramitação de processos para permitir que as decisões sejam tomadas em tempo oportuno, disse Nyusi, falando hoje, no município da Matola, no âmbito da visita que efectuou ao Ministério da Justiça e a instituições afins.