Imprensa

MCTESTP aposta no desenvolvimento da capacidade formativa dos formadores

21/07/2017 07:53
MCTESTP aposta no desenvolvimento da capacidade formativa dos formadores

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, aponta como uma das apostas fundamentais para potenciação do Ensino Técnico Profissional, o desenvolvimento da capacidade formativa dos formadores, através de acções de formação que visem a melhoria das suas competências, para que estes sejam capazes de garantir a boa preparação da futura classe laboral do país.

Com efeito, teve lugar esta quarta-feira, em Maputo, a cerimónia de abertura do curso de capacitação de formadores da área de manutenção industrial, formação que conta com a participação de um total de 37 formadores de educação profissional, seleccionados pela Direcção Nacional do Ensino Técnico Profissional, DINET, e pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo, ex-Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional - INEFP.

Trata-se de um curso de pós-graduação que será ministrado por especialistas provenientes da República Federativa do Brasil, ao abrigo de um acordo celebrado entre a Autoridade Nacional de Educação Profissional, ANEP, da República de Moçambique e, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, daquele país da América Latina.

O curso em apreço será ministrado numa primeira fase em Moçambique, com a duração de 8 mesese, a segunda, com a duração de 2 meses, terá lugar na República Federativa do Brasil, beneficiando os 10 melhores participantes da 1ª fase.

Discursando a margem do evento, o Titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional explicou que a acção enquadra-se no contexto dos esforços do Governo com vista a revitalização do ensino técnico e da formação profissional, tendo enfatizado que “estamos a implementar um amplo processo de restruturação, a Reforma de Educação Profissional, para o estabelecimento e consolidação de um sistema de educação profissional relevante e de qualidade que responda, eficazmente, às necessidades do mercado de trabalho”.

Contudo, para a garantia do sucesso das reformas que o Governo vem empreendendo, o sector tem promovido várias acções de formação contínua dos formadores, proporcionando-lhes a oportunidade de actualização e, consolidação dos seus conhecimentos científicos e técnicos para permitir o aprimoramento das metodologias de ensino e de avaliação, bem como o manuseamento eficaz dos equipamentos e outros meios de ensino instalados nas instituições.

Fazendo menção à importância do evento em alusão, o governante afirmou que “a título de exemplo, a presente acção de capacitação enquadra-se no programa de formação contínua de formadores a que nos referimos”.

“Neste exercício, temos contado com o apoio de vários países amigos e outros parceiros internacionais e, no presente acto, contamos com a inestimável colaboração da República Federativa do Brasil, beneficiando das nossas excelentes relações Bilaterais”, disse.

Num outro desenvolvimento, o ministro destacou que o Governo tem promovido o envolvimento do sector produtivo nos vários níveis de gestão e implementação da educação profissional. (RM-MCTESTP)