Presidente da República preocupado com funcionários “TURBOS’ na justiça
O Presidente da República, Filipe Nyusi, mostra-se preocupado com os alegados casos de funcionários do sector da justiça, que não cumprem com as horas de trabalho e priorizam actividades, que exercem noutras instituições. Filipe Nyusi manifestou esta preocupação, no conselho consultivo extraordinário do ministério da justiça, assuntos constitucionais e religiosos que, esta quarta-feira, orientou na Matola, província de Maputo.
O chefe de Estado disse que o mais preocupante é que muitos destes casos envolvem funcionários seniores do ministério da justiça.
No âmbito da visita ao ministério da justiça, o presidente da república escalou a primeira conservatória da cidade de Maputo, a Imprensa nacional, o IPAJ e o Serviço Nacional Penitenciário.
No serviço Nacional penitenciário, Filipe Nyusi foi informado que as cadeias do país estão saturadas, com mais de dezanove mil reclusos, contra uma capacidade de perto de nove mil prisioneiros.
O director geral do Serviço Nacional Penitenciário Eduardo Mussanhane disse que tudo está a ser feito, para que os reclusos não sejam um peso financeiro para o Estado.
Nyusi disse serem preocupantes os números da população prisional e recomendou ao sector da justiça para encontrar soluções, rapidamente.(RM)