A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, pediu ontem aos moçambicanos, em geral, e aos políticos, em particular, para que se reconciliem, unindo as mãos e dissipando a desconfiança recíproca.
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia hoje uma visita de Estado de três dias à República da África do Sul, a convite do seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.
Cerca de 30 mil professores moçambicanos do ensino primário, desprovidos de conhecimentos psico-pedagógicos mas considerados imprescindíveis para a sua actividade diária, poderão beneficiar-se de uma formação psicopedagógica até finais do corrente ano.
A Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR) autorizou o Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, a efectuar uma visita de Estado à República da África do Sul de 21 a 23 de Outubro corrente a convite do seu homólogo daquele país vizinho, Jacob Zuma.
O Governo espera concluir a elaboração do plano de contingência para a presente época chuvosa até princípios do próximo mês para que o país esteja melhor preparado para fazer face às calamidades no período que decorre até Março de 2016.
O Presidente Filipe Nyusi convidou ontem, em Maputo, ao Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) a assumir novas ambições na expansão dos seus serviços para um número cada vez maior de moçambicanos, ao longo do território nacional, sem, contudo, descurar a qualidade.
Samora Machel, primeiro Presidente de Moçambique independente, falecido a 19 de Outubro de 1986 (faz hoje 29 anos) nas montanhas de Mbuzini, África do Sul, vítima de acidente aéreo num esquema orquestrado e executado pelo ex-regime do “apartheid”, era um homem do povo e fiel intérprete das suas aspirações.
“Se as pessoas estão interessadas em participar na manutenção da paz, o mais importante (que devem fazer) é participar de facto na procura de condições para a paz e não falar da paz tentando criar outras situações que perturbem essa mesma paz”.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse semana passada que, brevemente, vai-se dirigir à Nação para explicar à sociedade o que está a acontecer com a derrapagem do metical, facto que está a afectar o poder de compra do cidadão, em particular, e a economia nacional, em geral.
Uma tecnologia que permite realizar um teste duplo e rápido de HIV e sífilis poderá ser introduzida no nosso país a partir do próximo ano.