Imprensa

Não falar da paz perturbando-a

19/10/2015 09:47
Não falar da paz perturbando-a

 “Se as pessoas estão interessadas em participar na manutenção da paz, o mais importante (que devem fazer) é participar de facto na procura de condições para a paz e não falar da paz tentando criar outras situações que perturbem essa mesma paz”.

Assim se pronunciou o Secretário-geral (SG) do partido Frelimo, Eliseu Machava, no passado sábado, na Beira, em resposta a uma pergunta de jornalistas sobre se o Presidente do partido, Filipe Nyusi, teria recebido alguma carta da Igreja Católica manifestando o interesse desta em o Chefe do Estado se encontrar com o líder da Renamo para o diálogo político em torno da paz.

“Eu não sei de nada sobre a aludida carta da Igreja Católica, endereçada ao Presidente do nosso partido”, acrescentou o SG da Frelimo.

Machava fez estes pronunciamentos à margem do encontro do seu partido havido sábado na cidade da Beira e que foi orientado pelo respectivo presidente, Filipe Nyusi, visando a revitalização dos órgãos desta formação política no poder, de modo a continuar a realizar as suas actividades de forma operativa.

“Precisamos de continuar a mobilizar as comunidades para mantermos a paz, a unidade nacional, para participarem nos programas de reconstrução do nosso país, sendo, por isso, necessário que os nossos militantes conheçam bem cada passo que damos e em que direcção seguimos”, explicou Eliseu Machava.

Afirmou ainda que a Frelimo sempre defendeu a importância da melhor organização da sua actividade política para que possa ser mais operativa e funcional, pelo que está a trabalhar tendo em conta estes e outros aspectos vitais para a vida política do partido.

“Como sabem, o nosso Presidente da República é ao mesmo tempo presidente da Frelimo, e precisamos sempre de olhar para a vida do partido revitalizando, como já disse, os órgãos de base, para que não desfaleçam e continuem vitais às actividades políticas do partido, de modo que possa continuar a ser mais interventivo em prol do bem-estar da população e do desenvolvimento do país”, afirmou o Secretário-geral do partido Frelimo.

O presidente da Frelimo dirigiu, no sábado, na Beira um encontro de um dia com o Secretariado do Comité Provincial alargado aos membros dos comités Provincial e Central residentes na província de Sofala, entre outros quadros do partido.