O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse, esta segunda-feira, em Maputo, que a situação financeira do país é estável, com tendência a melhorar, apesar das incertezas, principalmente, em relação à retoma dos programas com Fundo Monetário Internacional (FMI).
PR recebe primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebe, esta sext-feira, em Maputo, a Presidente do Conselho de Ministros da República Italiana, Giorgia Meloni, para conversações oficiais no âmbito da visita de trabalho que efectua ao país.
Durante o encontro, os dois governantes vão abordar assuntos relacionados com o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação política, económica e social dos dois países e do mundo em geral. (RM)
O Governo aprovou hoje os termos e condições do contrato de concessão do terminal marítimo do Gás Natural Liquefeito (GNL), nas áreas 1 e 4 da bacia do Rovuma, distrito de Palma, província de Cabo-Delgado, norte do país.
O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e a empresa multinacional petrolífera anglo-holandesa Shell assinaram quarta-feira um memorando de entendimento, com vista a alocação do gás natural da Bacia do Rovuma, para uso e consumo doméstico.
A Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, defende que o Plano Director da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) deverá tomar em consideração a necessidade de garantir a capacidade de evacuação de energia dos centros de produção aos de consumo, incentivando o investimento público e privado nos projectos de geração.
Moçambique considera Cuba um grande exemplo de auto-superação, porque tem sabido transformar as dificuldades em oportunidades. Esta foi uma das principais constatações da visita oficial de três dias que o Presidente da República, Filipe Nyusi, efectuou a este país da américa-latina.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, considerou de excelentes as relações político-diplomáticas existentes, de há longa data, entre Moçambique e Cuba, mas defendeu a necessidade destas avançarem rapidamente para âmbito económico.
O Governo admite a possibilidade de alargar o campo de cooperação com Cuba na área da saúde, explorando o conhecimento científico e a experiência deste país neste sector reconhecidos internacionalmente.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafiou os estudantes moçambicanos em Cuba para que não percam de vista os valores patrióticos e a estejam permanentemente a par dos acontecimentos no seu país.
A Conferência de Investimento de Inhambane resultou em parcerias empresariais para investimentos em projectos na ordem de 1,5 mil milhões de dólares norte-americanos a serem desenvolvidos nesta província meridional de Moçambique.
Trata-se das notas de 1000, 500, 200, 100, 50 e 20 meticais, sendo que as de 1000, 500 e 200 meticais continuarão a ser em substrato convencional de papel e as de 100, 50 e 20 meticais, em substrato de polímero, material sintético ajustada a climas húmidos, conferindo, assim, às notas, maior resistência e durabilidade.