Imprensa

‘Situação financeira do país é estável’

21/06/2017 12:56
‘Situação financeira do país é estável’

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse, esta segunda-feira, em Maputo, que a situação financeira do país é estável, com tendência a melhorar, apesar das incertezas, principalmente, em relação à retoma dos programas com Fundo Monetário Internacional (FMI).

Zandamela falava, em conferência de imprensa, no final sessão do Comité da Política Monetária.

’’Pela nossa perspectiva de Banco de Moçambique, nós não estamos a gerir crise, posso vos dizer isso, já passamos dessa fase. Não estamos no sufoco, estamos a gerir uma situação de normalidade, do ponto de vista de política monetária. A casa não está a arder, não precisamos de correr. Trabalhamos na tranquilidade com o mercado, com os agentes económicos. A inflação está a cair, na direcção tímida, mas a tendência é decrescente, e se tudo corre como o previsto, vamos terminar ao redor dos 14 por cento, claramente uma situação melhor. Já hoje é melhor do que aquela que tínhamos em 2016’’ , explicou Rogério Zandamela

Segundo o Governador do Banco Central, nos últimos tempos aumentou a confiança dos empresários pelo sistema bancário.

Rogério Zandamela fez saber que o Comité da Política Monetária, decidiu manter as taxas directoras, incluindo o coeficiente de Reservas Obrigatórias em 22,75% e introduziu o rácio mínimo de liquidez no sistema bancário nacional, fixando-o em 25% .(RM)