Imprensa

PR chega à cidade russa de Sochi para participar na Cimeira Rússia-África

22/10/2019 08:43
PR chega à cidade russa de Sochi para participar na Cimeira Rússia-África

O Presidente da República, Filipe Nyusi, chega, esta manhã, à cidade russa de Sochi para participar na primeira Cimeira Rússia-África que inicia, amanhã.

Durante dois dias, o líder russo e os seus homólogos africanos vão debater diversos temas de cooperação económica e sócio-política, entre as partes.

Esta é uma iniciativa interpretada por vários analistas internacionais como de aproximação da Rússia à África, continente visto como estratégico nos mais diversos domínios de actividade económica.

As relações económicas estão, actualmente, no topo das prioridades da Rússia para com a África e para com Moçambique, em particular.

À margem da Cimeira, o Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai manter encontros separados com diversos actores económicos como o Presidente do Conselho de Administração do Banco VTB, Andrey Kostin, da Uralkali, um dos maiores produtos mundiais de potássio do mundo, Dmitry Mazepin.

O Presidente da República vai ainda manter encontros com o Presidente da KAMAZ, o maior fabricante de automóveis da Rússia e um dos maiores produtores de camiões-pesados do mundo, Sergey Kogogin, e da ALROSA, empresa russa, líder mundial de exploração de diamantes, Sergey Ivanov.

No campo político-militar, Filipe Nyusi vai manter um encontro com Director Geral da Rosoboronexport, única organização estatal russa que exporta produtos, serviços e tecnologias militares de uso duplo, Alexander Mikheev.

A Cimeira, será marcada por discursos em plenário, encontros paralelos entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e vários Chefes de Estado africanos, incluindo o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

Consta ainda da agenda, a participação dos líderes africanos num jantar de trabalho oferecido pelo Governo russo e num almoço, igualmente de trabalho obsequiado pelo Presidente Vladimir Putin.

Há um dia do início da Cimeira Rússia-África, a cidade de Sochi regista já um movimento considerado pelos locais de invulgar, com um forte aparato de segurança nas vias e uma movimentação igualmente incomum de membros das delegações participantes e de jornalistas de várias partes do mundo.

Sochi, umas das poucas cidades russas com verão intenso e inverno suave, localizada na costa do histórico Mar Negro, é, assim,  palco de um encontro que se pretende também histórico – a cimeira entre dirigentes russos e africanos, ao mais alto nível, para o debate e reforço da cooperação entre si. ( RM Rússia)