Imprensa

IPEME E TOTAL apoiam certificação de quarenta empresas moçambicanas

13/11/2019 07:58
IPEME E TOTAL apoiam certificação de quarenta empresas moçambicanas

O projecto Mozambique LNG, liderado pela Total, seleccionou mais 10 empresas para participar do programa de apoio à certificação de pequenas e médias empresas (PME), totalizando, assim, as 40 empresas anunciadas para esta primeira fase do programa.

Benjamim Cavel, Gestor de Conteúdo local da Total, afirmou que o "programa de certificação tem um papel fundamental nos esforços da Total para aumentar a competitividade das empresas locais e maximizar a participação do conteúdo local no projecto".

Nesta fase inicial do programa de certificação, com a duração de 6 a 9 meses, o foco é preparar as empresas para a obtenção do ISO 9001(Gestão de Qualidade).

Das 40 empresas em treinamento, 20 estão baseadas em Maputo e 20 em Pemba. O Director Geral do IPEME, Claire Mateus Zimba, afirmou que “este é mais um passo concreto na materialização deste programa iniciado em Setembro e que tem estado a decorrer de maneira positiva. A qualificação e certificação das nossas PME é um importante activo para a melhoria da sua competitividade.

O IPEME vai continuar a trabalhar com a Total e outros parceiros em programas de certificação das nossas PME para que possam tirar o máximo partido das oportunidades oferecidas pelo projecto da Total e seus parceiros na Área 1, na bacia do Rovuma, e de outros projectos em implementação no país”.

Sobre o futuro do programa, Benjamim Cavel afirmou: “no próximo ano vamos alargar o número de empresas beneficiárias e implementar o programa completo, que contempla o desenvolvimento das empresas nos seguintes padrões internacionais: ISO 9001(Gestão de qualidade); ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 22000 (Gestão de Segurança de Alimentos), incluindo outros padrões exigidos para a prestação de serviços para o projecto”.

O Instituto de Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) é uma entidade pública com autonomia administrativa e financeira, instituída pelo Decreto nº. 47/2008, de 3 de Dezembro, com o objectivo de impulsionar e desenvolver pequenas e médias empresas.

A Total é um importante interveniente de energia, que produz e comercializa combustíveis, gás natural e electricidade de baixo carbono. Os cem mil funcionários estão comprometidos com uma energia melhor, mais económica, mais limpa e acessível ao maior número de pessoas possível.

Presente em mais de 130 países, a nossa ambição é tornarmo-nos a maior empresa em energia responsável.

Presente em Moçambique, há quase 30 anos, a Total Moçambique é um dos principais intervenientes no mercado de produtos derivados do petróleo downstream- rede de estações de combustível, clientes industriais e de mineração, lubrificantes e logística.

A Total possui uma participação no mercado estimada em 14%.

O projecto Mozambique LNG está a caminho de ser o primeiro desenvolvimento de GNL onshore do país, constituído inicialmente por dois módulos com uma capacidade nominal de 12,88 milhões de toneladas por ano (MTPA). (RM)