Imprensa

Governo Intensifica Campanha de Reciclagem de Ex-Mineiros

16/07/2015 10:50
Governo Intensifica Campanha de Reciclagem de Ex-Mineiros

Maputo, 13 Jul. (AIM) – O Governo, através das suas parcerias com as Multi-Nacionais do sector mineiro, está a intensificar o reaproveitamento dos ex-trabalhadores moçambicanos das minas na África do Sul (RAS), como forma de suprir o actual défice de mão-de-obra nacional com capacidade para o exercício da actividade extractiva no país.

A medida, que tem observado um assinalável crescimento, visa, igualmente, garantir o emprego dos ex-mineiros moçambicanos que são expatriados da África do Sul após o término dos prazos contratuais.

A título de exemplo, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) emitiu, hoje, um comunicado de imprensa que revela que ‘’uma empresa nacional acaba de aderir ao desafio de reciclar a mão-de-obra nacional experiente na área da mineração, na Província nortenha de Cabo Delgado. Trata-se da empresa Montepuez Mining Ruby, que começa a contar no seu quadro de recursos humanos, a partir desta semana, com 10 ex-mineiros moçambicanos na Africa do Sul’’.

O MITESS realça ainda que a contratação foi efectivada após estes terem terminado os seus contratos naquele país vizinho e terem obtido uma apreciação favorável dos seus currículos pela empresa mineira Montepuez Mining Ruby.

A Província central de Tete, onde estão a ser implementados diversos mega-projectos na área da indústria extractiva e ferroviária, está igualmente a aderir a reciclagem dos ex-mineiros moçambicanos. Aliás, as empresas desta região do país foram as primeiras a implementar esta proposta do governo, num processo gradual de reintegração iniciado há cerca de dois anos.

Nessa altura, a empresa Aveng Moçambique, Lda, responsável pelo projecto de construção da linha férrea que liga as províncias de Tete, através do Distrito de Moatize, e Nampula, passando pelo Malawi, foi a primeira naquela província a contratar os ex-mineiros, tendo recrutado um grupo de operadores de máquinas pesadas com longa experiência acumulada nas minas da Africa do Sul.

O MITESS acredita que ‘’o processo, não obstante se encontrar na sua fase piloto, tem contribuído na minimização da escassez de técnicos nacionais qualificados em diferentes mega-projectos em curso no país, em que se destacam os da área de hidrocarbonetos e do sector agrícola’’.

Só na província de Tete, este programa já garantiu, no ano passado, o comprometimento das multi-nacionais, em empregar gradualmente um total de 2.500 ex-mineiros, em coordenação com o governo.

Esta garantia resulta dos esforços da Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social, em Tete, e espera-se que as empresas extractivas optem, igualmente, pela reciclagem dos ex-mineiros moçambicanos que regressam ao país com o término dos seus contratos na Africa do Sul.