Imprensa

"Conferir o INGC de maior capacidade para reponder a novos desafios" - PM

06/01/2020 11:05
"Conferir o INGC de maior capacidade para reponder a novos desafios" - PM

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, defende mais investimento em meios materiais e humanos, no sentido de conferir ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de maior capacidade de intervenção, em caso de ocorrência de desastres naturais no país.

Falando este domingo, em conferência de imprensa, que marcou o fim da sua visita de monitoria à situação de emergência provocada pelas chuvas intensas  em Cabo Delgado, Carlos Agostinho do Rosário, explicou que as mudanças climáticas vieram para ficar, pelo que o INGC tem de melhorar cada vez mais a sua actuação para responder aos novos desafios impostos pelos fenómenos naturais.

"Vamos ter que fazer um trabalho para investimento; investimentos em aviões, em barcos e em meios para estarmos em capacidade para intervir. Como estamos hoje em termos de meios, não podemos depender totalmente de meios dos parceiros", frisou.

Carlos Agostinho do Rosário anunciou que já estão disponíveis duas embarcações com maior capacidade disponibilizados por uma empresa petrolífera, que actua em Cabo Delgado, que vão assegurar o transporte de combustíveis e víveres de Pemba para Mocímboa da Praia e de lá para outros distritos isolados, na sequência do desabamento da ponte sobre o rio Montepuez. (RM C. Delgado)