Imprensa

Zona económica Especial de Nacala: investidos mais de USD2 biliões de 2009 a Junho de 2018

29/11/2018 07:26

Mais de dois biliões e quinhentos milhões de dólares foram investidos na Zona Económica de Nacala, na província de Nampula, desde 2009 até ao primeiro semestre deste ano.

O valor corresponde a cento e setenta e oito projectos de investimento aprovados e implementados na zona económica especial de Nacala, que vai criar vinte e três mil postos de trabalho.

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pela secretária permanente da província de Nampula, Verónica Langa, em representação do ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, na abertura da Primeira Conferência Internacional de Investimentos na Zona Económica Especial de Nacala.

Segundo Verónica Langa, o sector privado contribui com 34 por cento do crescimento global.

O governo moçambicano entende que as Zonas Económicas Especiais são uma forma de impulsionar e dinamizar o desenvolvimento socioeconómico, dai que continuará a apostar neste modelo.

Verónica Langa explicou que para se alcançar o desiderato é necessário apostar na diversificação das áreas de actuação, apontando os sectores de agricultura, agro-negócio, turismo, infra-estruturas, transportes, serviços, entre outras, que possam transformar as zonas económicas em verdadeiras plataformas de produção, consumo e escoamento de mercadorias ao mercado nacional e regional.

O director-geral da PAIEX, Agência de Promoção de Investimentos e Exportações, Lourenço Sambo, disse que em termos de competitividade o país não está muito bem, embora tenha enormes potencialidades para o efeito.

A Primeira Conferência Internacional de Investimentos na Zona Económica Especial de Nacala decorre sob o lema: Nacala, Pôlo de Crescimento Acelerado e Ponto de Entrada para o Investimento. (RM)