Imprensa

Zâmbia: Lungu adverte Juristas diante de terceiro mandato

06/11/2017 09:43
Zâmbia: Lungu adverte Juristas diante de terceiro mandato

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, advertiu os juizes do Tribunal Constitucional zambiano para não tentarem impedi-lo de concorrer para mais um mandato na liderança deste país vizinho de Moçambique.

O Presidente Lungu disse a seus apoiantes que os juristas poderão mergulhar o país em caos se eles tomarem qualquer decisão aventureira, segundo escrevem os jornais zambianos Zambia Daily Mail e Times of Zambia.
Membros do partido Frente Patriótica, no poder neste país da região, pediram ao Tribunal Supremo zambiano para confirmar que Lungu será elegível nas presidenciais de 2021.
Oponentes do partido governamental zambiano acautelam da possibilidade de poder violar-se a constituição, que impede líderes de concorrerem para três mandatos.
Lungu argumenta que o seu primeiro período na liderança do país não se pode contar, por ter sido indicado sem que houvesse eleição, na sequência da morte do Presidente, Michael Sata, ocorrida em Outubro de 2014.
Lungu afirmou possuir informações segundo as quais juristas estavam a considerar barrá-lo de concorrer para as próximas presidenciais no país.
Estou a advertir aos juristas, porque tenho informações que indicam que alguns querem ser aventureiros, disse Lungu, sublinhando, porém, que a vossa aventura não deverá mergulhar o país em caos.
Indicou que não deverão seguir o exemplo do Tribunal Supremo do Quénia que anulou o resultado das presidenciais de Agosto último, nas quais o Presidente Uhuru Kenyatta foi declarado vencedor.
Entretanto, até aqui, não há qualquer comentário do Tribunal Supremo zambiano sobre a advertência de Lungu. O tribunal espera reunir-se no próximo dia 16 deste mês para abordar a questão das próximas eleições zambianas.
A Associação de Advogados da Zâmbia exortou o Presidente Lungu para retirar a sua advertência, afirmando que a mesma serve apenas para minar a autoridade do sistema judicial e prejudicar a confiança do público sobre a instituição.