Imprensa

Vendaval em Maputo: Nova avaliação aponta para 16 mortos e 168 feridos

09/11/2016 09:38
Vendaval em Maputo: Nova avaliação aponta para 16 mortos e 168 feridos

Uma nova avaliação sobre as consequências do vendaval que a 24 de Outubro passado fustigou a cidade e província de Maputo aponta para a morte de 16 pessoas e um total de 168 feridos, para além de avultados danos materiais em diversas infra-estruturas.

O porta-voz do governo, Mouzinho Saide, que anunciou os dados durante o briefing, à imprensa, no final da 38ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, disse que 10 das mortes foram registadas na província de Maputo e seis na cidade capital. Em termos cumulativos, o vendaval afectou cerca de 23 mil pessoas.

O governo continua, através do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), a prestar o devido apoio as famílias afectadas, em kits de família, kits de abrigo, tendas, lonas, mantimentos, reposição de energia eléctrica, limpeza de infra-estruturas hidráulicas, valas de drenagem e sargetas, desobstrução das vias e distribuição de material de cobertura das casas, afirmou.
Os novos dados foram avançados na sequência da informação sobre a situação de emergência referente ao período entre 24 de Outubro e 7 de Novembro de 2016, que hoje foi objecto de análise na sessão do Conselho de Ministros.
A anterior avaliação sobre as consequências do vendaval em referência, avançada a 28 de Outubro passado pelo Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), apontava para 14 o número de mortes em consequência do fenómeno e 160 feridos.
Em termos de assistência alimentar, segundo a fonte, foram contempladas 457.857 pessoas em Outubro, em todo o país.
Nos próximos 15 dias, espera-se a ocorrência de chuvas moderadas nas províncias de Maputo, Manica, Gaza, Inhambane e Sofala, e localmente fortes na província de Manica, explicou.
(AIM)