Imprensa

Um milhão e seiscentas mil pessoas poderão enfrentar desastres naturais

26/11/2019 11:24
Um milhão e seiscentas mil pessoas poderão enfrentar desastres naturais

No país, Um milhão e Seiscentas mil pessoas estão em risco de enfrentar desastres naturais.

A informação foi partilhada esta segunda-feira, em Maputo, pelo ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, José Pacheco, na reunião que manteve com representantes do corpo diplomático acreditado, em Maputo e doadores.

Segundo Pacheco, opaís tem um défice de 1.2 mil milhões de meticais para fazer face a eventuais calamidades naturais, na presente época chuvosa.

O pronunciamento foi feito esta segunda-feira, em Maputo, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, na Reunião de Apresentação do Plano de Contingência 2019 – 2020, ao corpo diplomático e doadores. 

Segundo Pacheco, mais de um milhão e seiscentas mil pessoas estão em risco de serem afectadas pelos fenómenos calamitosos, pelo que as autoridades, com destaque para o Instituto nacional de Gestão de Calamidade, INGC, deverão estar em alerta e em prontidão para accionarem os mecanismos de resposta.

A Directora-geral do INGC, Augusta Maíta, disse na ocasião que há necessidade de mais de quatro mil e quatrocentas toneladas de produtos alimentares para assistência às vitimas das calamidades naturais.   (x)

Maíta refere, entretanto, que cerca de metade deste défice o governo está a suprir e o INGC já está a trabalhar para garantir assistência às famílias.     

A Directora do INGC aproveitou para recordar que, no primeiro trimestre do próximo ano, as previsões indicam alto risco de ocorrência de inundações urbanas nas cidades de Maputo, Matola, Beira e Quelimane. (RM)