Imprensa

USAID incentiva Moçambique a trabalhar com FMI

15/06/2017 09:06

A Agência Norte - Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) incentivou Moçambique a continuar a trabalhar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) na reforma econômica. 

O encorajamento foi transmitido pelo Conselheiro do Presidente da USAID, Thomas Staal, durante um encontro que manteve terça-feira da semana em curso com o Presidente da República, Filipe Nyusi, no quadro da sua visita de trabalho de três dias aos Estados Unidos de América (EUA).
O encontro decorreu na sede desta instituição governamental, em Washington, à porta fechada, mas um comunicado emitido no final indica que o Presidente da República e o Conselheiro da USAID também discutiram a necessidade de se aumentar o financiamento doméstico para o sistema de saúde de Moçambique. 
“Eles também reafirmaram a parceria duradoura entre os Estados Unidos e Moçambique e prometeram continuar com uma forte cooperação entre os dois países”, destaca o documento assinado pelo porta-voz interino Clayton M. McCleskey.
Na ocasião, as duas partes debruçaram-se sobre uma série de questões, incluindo o progresso na saúde pública, agricultura, educação, combate ao tráfico de animais selvagens e melhoria do ambiente empresarial em Moçambique. 
Nyusi e Staal discutiram, ainda, a implementação do acordo bilateral de cooperação econômica e técnica entre os dois governos. 
No encontro, o conselheiro Staal e o presidente Nyusi reconheceram realizações importantes no sector da saúde, reafirmando a necessidade de continuar com os esforços para controlar a epidemia de HIV. 
“O conselheiro Staal agradeceu o Presidente Nyusi pela forte parceria com o Ministério da Educação de Moçambique e observou a importância de melhorias na qualidade da educação”, afirma o comunicado. 
Staal também destacou a parceria de longa data entre a USAID e o Governo de Moçambique e ressaltou o compromisso dos EUA para a assistência global em saúde e ajuda humanitária. 
Ainda na tarde de terça-feira, Nyusi participou no Fórum Parlamentar entre o Conselho Corporativo para África e os Congressistas, um evento que teve lugar no Capitólio. 
Esta quarta-feira, entre outras actividades, o Presidente Nyusi participou na sessão de abertura da 11ª Cimeira Bienal EUA-África, onde discursou perante cerca de 700 participantes, de 31 países de quatro continentes.
(AIM)