Imprensa

UE e FMI debatem possivel retoma de apoio ao Orçamento do Estado Moçambicano

08/03/2019 10:30
UE e FMI debatem possivel retoma de apoio ao Orçamento do Estado Moçambicano

A União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) têm estado a debater possível retoma de apoio ao Orçamento do Estado moçambicano em resultado dos recentes avanços na responsabilização dos envolvidos nas dívidas contraídas ilegalmente e que lesaram o país em mais de dois biliões de dólares norte-americanos.

O FMI e os doadores do Orçamento do Estado suspenderam, há sensivelmente três anos, os apoios após a revelação da existência de empréstimos contraídos, com aval do governo, por três empresas participadas pelo Estado e que não foram declarados nas contas públicas.

O grupo de credores sempre condicionou o retorno do financiamento ao orçamento à responsabilização dos envolvidos nas dívidas contraídas pelas empresas Ematum, Proindicus e MAM.

A informação foi dada a conhecer pelo director - geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi, no fim de um encontro que manteve hoje, em Maputo, com o Presidente da República, Filipe Nyusi, para abordarem vários assuntos, incluindo a retoma do apoio directo ao orçamento.

(AIM)