“Trégua por tempo indeterminado vai vigorar até à descentralização e reintegração dos homens da RENAMO”
O Presidente da República, Filipe Nyusi, esclareceu em Maputo, que a trégua por tempo indeterminado, vai vigorar até ao desfecho do processo da descentralização e reintegração dos homens armados da Renamo.
O Chefe do Estado respondia aos partidos extra-parlamentares no encontro que serviu para agradecer o apoio demonstrado, sexta-feira, com a aprovação pela oposição, da moção de saudação ao Presidente da República e ao Líder da Renamo pelos esforços empreendidos em prol da paz efectiva no país.
“Implicar para ser uma coisa que não se chama trégua, implicaria um cessar-fogo, assinar isto ou aquilo e este processo todo, terá que ser desencadeado mas eu não voltei para trás porque há uma parte que vocês já dominam. Existem duas comissões que estão a trabalhar; uma está a discutir assuntos de descentralização e a outra comissão está a trabalhar no assunto militar. Esses grupos é que vão trazer consensos que fecham o processo. Enquanto não fecharmos, o que dissemos com o presidente Dlhakama é que não há tiro nenhum, para permitir que esses grupos discutam. O grande segredo nisto, é continuarmos a construir confiança entre nós; eu não desconfiar o que ele diz e ele não desconfiar o que eu digo. Nós como representantes do Governo, eu no meu caso, essa confiança há-de ser fundamental”, declarou Filipe Nyusi.
Filipe Nyusi sublinhou que os dois grupos encarregues do processo da descentralização e reintegração dos homens armados da Renamo estão a trabalhar na base de confiança. (RM)