Termina esta terça-feira, em Nairobi, a nona cimeira do grupo ACP
A cimeira contou com a participação de mais de dez chefes de Estado e de Governo, incluindo o Presidente da República, Filipe Nyusi.
O reforço do multilateralismo e o combate a crise provocada pelas mudanças climáticas dominaram o primeiro dia dos trabalhos da cimeira que decorre sob o lema "Um ACP transformado: comprometidos com o multilateralismo".
Para o Presidente da República, o multilateralismo deve ajudar a defender os interesses dos estados e contribuir para a materialização de acordos de parceria vantajosas com oportunidades de crescimento e bem-estar para todos.
Filipe Nyusi ainda que a restruturação e democratização da arquitectura institucional do multilateralismo deve responder a realidade geo politica actual.
Na ocasião, o estadista moçambicano reafirmou o compromisso do país em continuar a contribuir para o desenvolvimento da organização.
O encontro de dois dias que decorre sob o lema "Um ACP transformado: comprometidos com o multilateralismo” participam mais de dez chefes de Estado e de Governo do grupo ACP.
Entretanto, o Chefe de Estado Moçambicano regressa esta terça-feira ao país. (RM-Quénia)