Técnicos de Saúde capacitam-se em Programa Alargado de Vacinação
O Ministério da Saúde, em parceria com a Aliança Mundial para Vacinação e Imunização, e a Organização Mundial da Saúde, capacita, desde, esta segunda-feira, em Maputo, técnicos de saúde de todo o país, em matérias de gestão do Programa Alargado de Vacinação, PAV.
Trata-se de uma formação estratégica em cadeia de abastecimento e logística para Programa Alargado de Vacinação, com o objectivo de contribuir para a redução da mortalidade infantil, no país.
A ponto focal do Programa Alargado de Vacinação, no Ministério da Saúde, Célia Chirindza, disse que o sector de saúde está empenhado na gestão da cadeia de abastecimento de vacinas, o que resultou no aumento de noventa e sete por cento de cobertura de vacinação.
Célia Chirindza sublinhou que tendem a reduzir, nos últimos cinco anos, as doenças preveníveis através da vacinação, não obstante os desafios existentes no sector.
O Programa Alargado de Vacinação foi lançado no país, em 1979, e inclui as vacinas contra a tuberculose, pólio, sarampo, hepatite B, entre outras doenças. (RM)