Sociedade civil exortada a valorizar pessoa com deficiência
A Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, exorta a todas as forças da sociedade a apostarem na consciencialização sobre a necessidade de respeito e valorização das capacidades dos deficientes e sua capacitação, para contribuir na criação de um mundo cada vez mais inclusivo e equitativo para todos.
Isaura Nyusi lançou o apelo no distrito de Marracuene, província meridional de Maputo, onde orientou, hoje, as cerimónias centrais alusivas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que foi instituída pelas Nações Unidas em 1992, com o objectivo de impulsionar de forma crescente, a defesa da dignidade dos direitos do bem-estar.
A efeméride, que no país é comemorada sob o lema Transformação para uma Sociedade Sustentável e Resiliência para todos, visa igualmente promover a auto-estima, integração socioeconómico e política da pessoa com deficiência da sociedade e no mundo.
A promoção e protecção dos direitos das pessoas com deficiência constitui uma das grandes prioridades do governo, que resultam na realização de várias acções nas diferentes áreas, disse Isaura Nyusi.
Na ocasião, a esposa do Chefe de Estado moçambicana destacou alguns progressos que o país tem vindo a alcançar, entre eles a prestação de assistência médica e medicamentosa, incluindo os serviços de medicina física e reabilitação.
De entre os progressos assinaláveis, Isaura Nyusi apontou a garantia do acesso das pessoas com deficiência, à educação, nos vários níveis, através do ensino inclusivo, especial e da alfabetização e educação de adultos; a formação profissional e vocacional de pessoas com deficiência e sua integração no emprego formal e informal.
A Primeira-Dama destacou como prioridades a capacitação de técnicos de saúde, educação e acção social na língua de sinais e outras matérias ligadas a deficiência, de modo a permitir maior acesso aos serviços.
Apesar de haver progressos nas diferentes áreas, há ainda desafios a enfrentar para que as pessoas com deficiência gozem dos seus direitos, entre eles o reforço das acções no âmbito da orientação vocacional, na formação profissional e emprego; a expansão da cobertura dos programas de segurança social básica na componente de meios de compensação, disse.
Face o quadro actual, Isaura Nyusi reiterou o compromisso de continuar a envidar esforços para a valorização das pessoas com deficiência, através da promoção da sua independência e seu bem-estar social.
As cerimónias centrais do dia internacional da pessoa com deficiência foram marcadas pela entrega de meios de compensação a pessoas portadoras de deficiência, desde as carrinhas de roda, muletas, bengalas brancas e outros meios.
(AIM)