Sociedade chamada a dar seu contributo
O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) acaba de lançar uma campanha de solidariedade para apoio às vítimas das chuvas que assolam o país desde Janeiro último.
Até ao momento, foram afectadas 150 mil pessoas, algumas das quais perderam as suas casas.
O anúncio foi feito ontem em Maputo pelo porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Paulo Tomás, no habitual “briefing” semanal para dar a conhecer o ponto de situação e impacto das chuvas que assolam várias regiões do país.
Segundo Tomás, o lançamento desta campanha de solidariedade visa convidar todos os interessados a prestarem o seu contributo às famílias afectadas, gesto que vai complementar a assistência que o Governo tem dado, com o apoio de parceiros.
Explicou que as doações podem ser canalizadas à sede do INGC, em Maputo, e às delegações provinciais da instituição, a nível das províncias, podendo os apoios ser em bens não perecíveis ou em valores monetários.
Durante a última semana choveu em Gaza, Inhambane, Sofala e Manica, tendo nalgumas regiões destas províncias passado de 100 mm em 24H e o cumulativo foi na ordem de 100 a 200 mm.