Simulação empresarial municia estudantes com ferramentas para o trabalho
O Projecto de simulação empresarial abrange anualmente cerca de três mil estudantes do ensino superior, com ferramentas que os torne aptos a aceder ao mercado de emprego.
Trata-se de um espaço tecnológico onde, neste momento, estudantes do ensino superior têm acesso a estágios virtuais sobre o funcionamento de entidades reais, cadastradas numa plataforma electrónica.
A iniciativa em curso, há nove anos anos, é do Instituto de Tecnologias, Inovação e Serviços, em parceria com outras entidades públicas e privadas, incluindo as do sector bancário.
A Directora Executiva do Instituto de Tecnologias, Inovação e Serviços, Gércia Sequeira, disse em entrevista à Rádio Moçambique, que mais de 12 mil estudantes já beneficiaram destes estágios virtuais.
Os estudantes que passaram pela simulação empresarial já estão certificados e constam duma base de dados a que o sector empresarial pode recorrer para o recrutamento da mão-de-obra, em função da vocação e necessidade de cada entidade, explicou a Directora Executiva do Instituto de Tecnologias, Inovação e Serviços, Gércia Sequeira.
E este ano já foram certificados cerca de 350 estudantes de várias instituições do ensino superior, alguns dos quais receberam seus certificados, esta terça-feira, passando a disponibilidade e com reconhecimento de parceiros.
Para o futuro, concretamente a partir do próximo ano, projecta-se melhorar a plataforma para abranger estudantes e alunos de todos os níveis de ensino, incluindo os do nível primário. (RM)