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Servidor público deve satisfazer o cidadão

27/06/2017 07:46
Servidor público deve satisfazer o cidadão

A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Victória Diogo, sublinhou a necessidade de todos os funcionários públicos terem em mente que todas as suas acções devem se centrar na satisfação de todo o cidadão.

Falando esta sexta-feira, em Maputo, por ocasião das comemorações do dia internacional da função pública, a nível do ministério que dirige, Diogo disse que o servidor público tem de carregar consigo o esforço, entrega, abnegação, profissionalismo e imparcialidade.
Afirmou que “independentemente de quem vier solicitar os nossos serviços, rico ou pobre, do mesmo partido político ou não, deve ser tratado como cidadão. Ele é utente e nos somos servidores”. 
A Ministra disse que a sua intervenção teve como principal inspiração as mensagens transmitidas, na mesma ocasião, pelos membros do seu conselho consultivo.
“A nossa razão de existência é o cidadão que paga os impostos que são transformados em salários e outros meios que necessitamos para trabalhar”, acrescentou.
Vitória Diogo disse crer que estas e outras reflexões transmitem aquilo que se espera do funcionário público e exaltam os 42 anos da independência moçambicana.
O discurso da Ministra foi antecedido por intervenções do Inspector-Geral do Trabalho, Joaquim Suita, do Director-Geral do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), Alfredo Mauaie, e da Directora do Gabinete Jurídico do Ministério do Trabalho, Emprego, e Segurança Social, Élia Muiambo.
Na ocasião, foram premiados e distinguidos vários funcionários pelo seu grau de desempenho profissional.
O dia internacional da função pública, que hoje se assinala, comemora-se sob o lema “criando uma cultura de prestação de serviços centrada no cidadão: uma parceria com a juventude para a transformação da África”. (RM-MITESS)